Como criadores de conteúdo transformam redes sociais em pontes entre viajantes e os principais atrativos, serviços e cidades turísticas de Santa Catarina
Com o crescimento das redes sociais, os influenciadores digitais se consolidaram como um canal direto de comunicação, conectando o público a experiências reais e estabelecendo vínculos afetivos com destinos turísticos. Em Santa Catarina, esse movimento tem contribuído para valorizar a identidade local, gerar visibilidade para atrativos e empreendimentos e impulsionar o turismo regional.
Levando isso em consideração, o maior encontro da hotelaria e do turismo do Sul do Brasil, o Encatho, promoverá o painel “Conectando Destinos: A Força dos Influenciadores no Turismo Catarinense” para mostrar, na prática, como o conteúdo produzido por criadores digitais tem sido decisivo na escolha de destinos turísticos catarinense. A proposta é discutir o papel estratégico dos influenciadores na promoção de experiências autênticas, na valorização de roteiros menos explorados e no fortalecimento da imagem dos destinos por meio de narrativas reais, linguagem acessível e conexão direta com o público.
O painel acontece no dia 31/07, das 14h20 às 15h, na Sala Jurerê do CentroSul, em Florianópolis, dentro da programação do 36º Encatho & Exprotel 2025, que neste ano traz como tema central “Turismo Conectado, Negócios e Hospitalidade”.
O painel conta com a moderação de Osny Maciel, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC-SC, e reúne nomes de destaque na criação de conteúdo digital como o perfil @hashtagcuritiba, representado pelas amigas e jornalistas Lívia Pulchério e Lorena Oliva.
Conteúdo que inspira, movimenta e transforma destinos
Mais do que número de seguidores, o painel dos influenciadores pretende debater o impacto da autenticidade, da criatividade e da curadoria de experiências na hora de atrair visitantes e gerar engajamento. Os participantes compartilharão estratégias e cases reais de como suas publicações contribuíram para aumentar o fluxo turístico em diferentes regiões de Santa Catarina, incluindo locais fora do eixo tradicional.
O projeto @hashtagcuritiba, com mais de 170 mil seguidores entre Instagram e TikTok, é conduzido pelas amigas e jornalistas Lívia Pulchério e Lorena Oliva. Com olhar atento à comunicação digital e ao turismo cultural, as duas vêm ampliando o alcance do perfil para além da capital paranaense, promovendo roteiros e vivências também em Santa Catarina, com foco em experiências que valorizam o cotidiano, a identidade local e os achados fora do comum.
Influenciadores: Uma nova forma de comunicar turismo
O painel também traz à tona a relevância de uma comunicação cada vez mais próxima, emocional e segmentada. A influência digital hoje vai além da publicidade: é uma ponte direta entre destinos e pessoas reais, que buscam dicas confiáveis, boas histórias e conteúdos que dialoguem com seus valores e interesses.
Para Margot Rosenbrock, diretora-presidente da ABIH-SC, essa conexão é estratégica. “O setor precisa compreender que as redes sociais se tornaram vitrines poderosas. Quando trabalhadas com propósito, elas conseguem ativar memórias, desejos e, claro, negócios. Este painel é uma oportunidade para entender como unir autenticidade e estratégia nesse novo cenário de turismo conectado”.
Conheça os influenciadores participantes do painel: Lívia, Lorena e Osny
Lívia Pulchério é jornalista, especialista em Marketing Digital, com mais de 15 anos de experiência na construção de reputação de empresas e conexão de marcas e pessoas. Atua de forma estratégica no relacionamento com a imprensa, influenciadores e outros stakeholders, além de produção de conteúdo.
Há 9 anos, é editora do Hashtag Curitiba, onde compartilha dicas da cidade, além de viagens pelo Brasil, principalmente Santa Catarina, e exterior. É apaixonada por comunicação, cultura, tendências, viagens e, com isso, incentiva as pessoas a apreciarem o que Curitiba e região têm de mais lindo.
Com um olhar atento às transformações do mercado, Lívia alia o Jornalismo com o Marketing Digital para criar conteúdos relevantes, autênticos e com engajamento. Seu trabalho se destaca pela curadoria cuidadosa, proximidade com o público e capacidade de traduzir experiências em narrativas que inspiram e informam.
Lorena Oliva Ramos é jornalista e assessora de imprensa com mais de 15 anos de experiência na área da comunicação, atuando com marcas, eventos e projetos ligados à cultura, gastronomia, turismo e economia criativa. Essa bagagem sólida no jornalismo e nas estratégias de assessoria contribui diretamente para a produção de conteúdo nas redes sociais, trazendo profundidade, apuração e um olhar diferenciado às histórias que compartilha com seu público.
Há 9 anos, Lorena criou o perfil @hashtagcuritiba, que soma mais de 170 mil seguidores entre Instagram e TikTok. O projeto nasceu com a missão de valorizar Curitiba como destino turístico, tanto para quem vem de fora quanto para os próprios curitibanos, que passaram a redescobrir a cidade e seus arredores através das dicas e experiências compartilhadas.
Osny Maciel Junior é formado em Turismo e Hotelaria, com pós-graduação em Planejamento e Organização de Eventos e Cerimonial. Professor universitário nas áreas de turismo, planejamento de eventos e gastronomia, possui sólida experiência acadêmica e profissional.
Com mais de 22 anos de atuação na gestão hoteleira, acumulou passagens por importantes redes do setor, como Accor e Slaviero. Há 13 anos está à frente do Hotel Sibara, em Balneário Camboriú, consolidando sua liderança no segmento hoteleiro da região.
Ao longo de sua trajetória, presidiu o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo e foi Conselheiro Estadual de Turismo. Exerceu por quatro mandatos a função de Vice-presidente de Turismo da ACIBALC (Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú), além de ter sido conselheiro da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) por três anos. Atualmente, é Presidente Estadual da ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, reforçando seu compromisso com o fortalecimento do setor de eventos e turismo em Santa Catarina.
Comunicação estratégica para além das redes sociais
Mas o papel do influenciador é chamar atenção. O papel das empresas é manter uma comunicação estratégica que vai além das redes. Aqui entra outro pilar fundamental da visibilidade e do sucesso na hotelaria: o marketing estratégico. E quem entende disso é a Tribuzana Marketing Hoteleiro, que na Exprotel 2025 vai apresentar soluções completas para a indústria do turismo e hospitalidade.
Marketing que gera conexão, resultados e experiências memoráveis
A Tribuzana é uma agência especializada em marketing hoteleiro que, há 10 anos, transforma meios de hospedagem por meio de estratégias integradas que conectam marketing, vendas e experiência, sempre com o objetivo de aumentar as reservas diretas de forma inteligente e eficiente.
“Nos posicionamos como verdadeiros parceiros dos hoteleiros, com soluções que vão além da comunicação: capacitamos equipes, ajudamos a extrair o máximo das ferramentas tecnológicas e contribuímos para que cada hóspede viva uma experiência inesquecível”, destaca Alex-Sandro de Souza, CEO e fundador da Tribuzana.
Com total sintonia com o tema central do evento, Turismo Conectado, Negócios e Hospitalidade, a Tribuzana se apresenta como um verdadeiro hub de soluções de marketing especializado na hotelaria, atuando ao lado de times que buscam performance, experiência e resultados. “Acreditamos que hospitalidade e resultados caminham juntos.E é isso que vamos mostrar em nosso estande, além de trocarmos ideias”,reforça o CEO.
Essa será a quarta participação consecutiva da Tribuzana no Encatho & Exprotel, mas, pela primeira vez, com estande próprio. “Nas edições anteriores, estivemos ao lado de parceiros estratégicos, o que nos permitiu fortalecer laços com hoteleiros da região e nos conectar ainda mais ao ecossistema de tecnologia para hotelaria”, afirma Alex-Sandro.
Lançamento Tribuzana na Exprotel: Página do Hóspede
Durante o evento, será apresentada em primeira mão a nova solução desenvolvida pela Tribuzana para elevar a experiência do hóspede e otimizar a operação: a Página do Hóspede, uma central personalizada com todas as informações que o cliente precisa antes, durante e depois da estadia, como horários, serviços, localização, dicas e muito mais.
Com ela, a equipe ganha tempo, o hóspede se sente mais acolhido e a experiência se torna ainda mais fluida. O recurso se integra ao portfólio da Tribuzana e reforça a missão da agência de unir marketing, vendas e hospitalidade com inteligência.
Visitantes do estande terão acesso a condições especiais de lançamento. “Mais do que comunicação, oferecemos performance com propósito. Acreditamos que hospitalidade e resultados caminham juntos”, destaca Alex-Sandro.
Flux é tecnologia que fala com o hóspede: interligando experiências, marketing e hospitalidade
Se por um lado os influenciadores digitais e as estratégias de marketing fortalecem a imagem dos destinos e estimulam o desejo de viajar, por outro, é a comunicação eficiente que garante que a experiência do hóspede seja fluida, acolhedora e bem-informada. Afinal, não basta atrair visitantes, é preciso se comunicar com eles de forma clara, integrada e em tempo real. É nesse ponto que entra a Flux Tecnologia, empresa referência nacional em soluções para comunicação hoteleira.
Lançamento de produto pioneiro que automatiza os serviços
Com mais de uma década de atuação e mais de 500 clientes diretos, a Flux se destaca por desenvolver ferramentas que otimizam o relacionamento entre hotéis e seus públicos. A grande novidade apresentada na Exprotel 2025 será o lançamento do Guest Link, um produto pioneiro que automatiza o serviço de atendimento e centraliza informações essenciais para o hóspede, promovendo mais autonomia, agilidade e eficiência na operação hoteleira.
Uma questão é certa: Não adianta investir em marketing ou parcerias com influenciadores se, ao chegar no hotel, o hóspede enfrenta ruídos de comunicação. “Nosso foco é garantir que toda a jornada, da reserva ao check-out, seja bem orientada e acolhedora. Comunicação é um pilar estratégico e pode ser um grande diferencial competitivo”, destaca Jeferson Ventura, porta-voz da Flux.
A expectativa da empresa para a feira é alta. “Tenho certeza de que será um ponto de encontro para gerar muitos negócios e fortalecer o networking. A Exprotel mostra o quanto o mercado está aquecido, pois todos os seus espaços foram comercializados antes mesmo do nosso contato”, acrescenta Ventura.
Com soluções tecnológicas robustas, foco em inovação e uma abordagem estratégica da comunicação, a Flux chega ao evento como um exemplo de como unir tecnologia, hospitalidade e eficiência em benefício da experiência turística como um todo.
Encatho & Exprotel 2025: entrada gratuita
O Encatho & Exprotel acontece de 29 a 31 de julho, no CentroSul, em Florianópolis, reunindo especialistas, empresas, gestores e profissionais do turismo e da hotelaria de todo o país. A programação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site www.encatho.com.br
Serviço:
O que: 36º Encatho & Exprotel
Quando: 29 a 31 de julho
Onde: CentroSul – Florianópolis
Quanto: Entrada Gratuita
Inscrições: www.encatho.com.br
Realização: ABIH-SC
Foto Imagem & Arte